O centro é ocupado pela Cruz redentora de Jesus Cristo, núcleo da renovação eclesial e pastoral. Acompanham-na uma flor e uma rosa dos ventos. Os quatro pontos cardeais (norte, sul, este e oeste) simbolizam todo o território da arquidiocese de Braga. Iluminados por Cristo, somos enviados para «Levar Jesus a Todos»! A flor representa a Igreja, chamada a florescer sob a ação do Espírito Santo, mantendo-se sempre vibrante e aberta à maturidade espiritual. Cada pétala que se desdobra sugere a diversidade de dons e carismas que, apesar das diferenças, permanecem unidas no mesmo propósito: difundir o aroma e a beleza do Evangelho!
Os R’s, com as suas matizes, no início e no fim do RENOVAR, lembram o «Caminho de Páscoa», o plano pastoral da Arquidiocese de Braga, proposto como um itinerário de renovação em contínuo, nunca completamente finalizado, rumo ao Ano Jubilar da Redenção, a celebrar em 2033.
As cores escolhidas (amarelo, vermelho e laranja) contribuem para evidenciar os elementos essenciais do RENOVAR: a luz do Sol (Jesus Cristo), o fogo do Espírito Santo, a energia e a criatividade de todos os que aceitam ser discípulos missionários da alegria do Evangelho.
São Bartolomeu dos Mártires foi escolhido para patrono do evento RENOVAR por encarnar, em sua vida e ministério, o espírito de renovação e zelo pastoral que desejamos promover na Arquidiocese de Braga. Arcebispo entre 1559 e 1582, assumiu o lema episcopal, “Arder e Iluminar”, que reflete o compromisso inabalável com a missão de evangelizar e renovar a Igreja. É um modelo inspirador para a renovação atual, é um farol de luz que nos guia na missão de “Levar Jesus a Todos”.